sábado, 25 de junho de 2011

artigo de Juliana de Paula

Tecnologias na educação: A importância das mídias na formação do professor e seus desdobramentos no universo escolar.

A presença das tecnologias, principalmente do computador nas escolas, tem levado as instituições de ensino e os professores a adotarem novas posturas frente ao processo de ensino e de aprendizagem, ocupando posição central e, por isso é importante refletir sobre as mudanças educacionais  provocadas por essas tecnologias propondo novas praticas docentes e buscando proporcionar experiências de aprendizagem significativas  para os alunos.Cabe a escola não só assegura a democratização do acesso aos meios técnicos de comunicação mais sofisticados ,mas ir alem e estimular ,dar condições , preparar as novas gerações para a apropriação ativa e critica dessas novas tecnologias.
Segundo Valente (1999) o uso do computador na educação objetiva a integração do educador no processo de aprendizagem dos conceitos curriculares em todas as modalidades e níveis de ensino, podendo desempenhar papel de facilitador entre o aluno e a construção do seu conhecimento. Entretanto podemos afirmar que as novas tecnologias têm encontrado alguma dificuldade em assumir um lugar de relevo na escola, principalmente no que se refere ao papel do professor nessa tarefa. No entanto isto será possível se a freqüência de ações de formação for um dos suportes para o desenvolvimento das competências do professores relativamente às novas tecnologias e ao uso na pratica pedagógica. A renovação e modernização do ensino é uma questão na ordem, assim o uso da tecnologia no ensino questiona a capacidade do professor para conseguir definir, não só como e quando usar a tecnologia, mas também o porquê e para que.
Isso nos remete ao fato de que as novas tecnologias nos permitem ampliar o conceito de aula e de espaço e tempo, mas não resolvem questões de fundo. Elas por si só, não farão a transformação do mundo e da sociedade. Necessita-se de profissionais entendidos em desenvolvimento humano que percebam a infinidade de processos formadores e deformadores presentes na pratica social e no mundo do trabalho que saibam seu valor enquanto profissionais conscientes do seu oficio e da importância da educação para a humanização do ser.  (Retirado do artigo de Juliana de Paula Iennaco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário